Dia Mundial da Fotografia

Dia 19 de agosto celebramos o Dia Mundial da Fotografia! Que tal saber um pouco mais sobre essa data?


Hoje é um dia muito especial! Não apenas para nós fotógrafos, mas para todos os amantes dessa arte que nos encanta e nos faz apreciar até as coisas mais simples do universo. Mas o que é importante saber sobre essa data?

 

No dia 07 de janeiro de 1839, na Academia de Ciências da França, foi anunciada a Daguerreotipia, um dos primeiros processos fotográficos desenvolvido por Joseph Nicèphore Niépce e Louis Jacques Mandé Daguerre. Cerca de 7 meses depois, em 19 de agosto, durante um encontro em Paris, com a presença de membros da Academia de Ciências e da Academia de Belas-Artes, um cientista explicou o processo de Daguerre e Niépce, colocando-o em domínio público, fazendo com que o mundo inteiro tivesse acesso à invenção. Em troca, Louis Daguerre e o filho de Niépce, Isidore, passaram a receber uma pensão anual vitalícia do governo da França.

 

É importante lembrar que a técnica fotográfica, em si, já existia. Na Grécia antiga, por exemplo, já existiam relatos sobre câmaras escuras e suas reproduções de imagens.

 

Outro fato curioso é que em 1833 o inventor franco-brasileiro Hercule Florence já tinha desenvolvido um processo fotográfico próprio aqui no Brasil. Em seus diários, Florence chamou seu experimento de "Photographie", em 1834, quase 5 anos antes da apresentação oficial do Daguerreótipo. O processo apenas não foi reconhecido juntamente com Daguerre e Niépce pois o Brasil ainda era um país remoto e provinciano para que sua inovação fosse patenteada.

 

Recomendo que todos leiam o livro de Boris Kossoy: Hercule Florence: A descoberta isolada da fotografia no Brasil

Kossoy é um fotógrafo e historiador brasileiro, responsável pelo resgate histórico da comprovação da invenção paralela da fotografia no Brasil.

 

 

O Daguerreótipo foi primeiro processo fotográfico a ser anunciado e comercializado ao grande público.

 

 

Um daguerreótipo consiste em uma imagem única e positiva, formada diretamente sobre uma placa de cobre, revestida com prata e, em seguida, polida e sensibilizada por vapores de iodo. Depois de exposta na câmera escura, a imagem é revelada por vapores de mercúrio e fixada por uma solução salina.

 

Em outra oportunidade podemos abordar outras curiosidades sobre a história da fotografia, mas o mais importante é que agora você já sabe o que está por trás dessa data tão especial.

 

Um forte abraço!

Thiago Morais dos Santos

Thiago Morais dos Santos

Thiago é fotógrafo e professor de fotografia. Formado pelo Instituto Federal do Paraná e pela Omicron Escola de Fotografia. Estudante do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Trabalha com fotografia de ensaios, eventos sociais e desenvolve projetos autorais na área documental e fotografia de natureza.